Biografia & Carreira

Wentworth Earl Miller III

Nasceu em Chipping Norton,Oxfordshire, na Inglaterra, dia 2 de Junho de 1972; filho de Roxann, professora de educação especial e Wentworth Earl Miller II, advogado e professor. Seu pai, que tinha uma bolsa de estudos na faculdade de Oxford, estava estudando quando Miller nasceu. Miller revelou que seu pai é de ascendência Afro-americana, Jamaicana, Inglesa, Alemã e Judia; e sua mãe é de ascendência Russa, Holandesa, Francesa, Síria e Libanesa.
O nome Wentworth foi dado por sua avó. Esse nome foi inspirado na personagem Capitão Frederick Wentworth do romance Persuasão, de Jane Austen.
Sua família se mudou para o Brooklyn, Nova Iorque quando ele tinha um ano. Ele tem dupla nacionalidade. Ele tem duas irmãs, Leigh e Gillian. Miller ia à Midwood High School, no Brooklyn. Ele participava do SING!, uma Produção Musical Anual que começou com a escola Midwood.e em Princeton, participava do grupo de capela "Princeton Tigertones".

Graduando-se em 1995 com uma Licenciatura em Literatura Inglesa, Wentworth ficou face à uma difícil decisão sobre o que fazer. “Princeton era um ambiente tão conservador que um terço da turma estava indo para a escola de medicina, um terço para a faculdade de direito ou para Wall Street. E atuar parecia ser uma proposta muito arriscada.”

Independentemente do que se esperava dele, ele decidiu mudar para Los Angeles, de forma que ele pudesse entrar na indústria do entretenimento. Seu plano – ser um executivo de desenvolvimento de entretenimento. Trabalhando nos bastidores ele seria capaz de garantir um salário estável. A preocupação sobre a vida financeiramente arriscada de um ator, finalmente, influenciou a sua escolha de carreira.
Wentworth se descreve como uma pessoa muito reservada, "Eu não me descreveria como uma pessoa do povo, eu sou uma pessoa privada, mas isso implica que eu estou sentado sobre uma montanha de segredos. O fato é que eu sou uma pessoa bastante calma. Eu tenho que rir internamente quando me perguntam em entrevistas que boate eu gosto ir. Eu simplesmente não têm respostas para essas perguntas”. Ele está morando em Los Angeles e passa um tempo relaxante, quando não está trabalhando.


♥♥♥


Em 1995, Miller foi a Los Angeles em busca de sua carreira de ator. "Foi uma longa jornada na vinda e com muitos transtornos, muitas falhas e obstáculos," comentou ele, "mas eu não podia desistir. Eu precisava disso como eu preciso do ar, era apenas algo que eu tinha que fazer."


Seu primeiro papel estrelando foi o sensitivo e introvertido David, da série Dinotopia da ABC. Depois de fazer papéis de menor importância, ele co-estrelou no filme Revelações (The Human Stain, no original), com o papel da versão jovem de Coleman Silk (Anthony Hopkins).

Sua primeira aparição na TV, foi no seriado Buffy, A Caçadora de Vampiros, depois veio outros seriados como: Time of Your Life,Plantão Médico (ER),Popularidade (Popular), Em Contato (Ghost Whisperer), e  Joan of Arcadia, em 2005  foi chamado para o papel de Michael Scofield no seriado de drama da FOX, Prison Break. Sua atuação fez com que fosse nomeado ao Globo de Ouro em 2005 de Melhor Ator em Série Dramática, além de Law and Order em 2009.

Aparece em dois videoclipes da Mariah Carey, "It's Like That" e "We Belong Together".
O seu curriculo ainda consta filmes como: Romeo & Juliet, Room 302,Anjos da Noite (Underworld), Revelações (The Human Stain), The Confession,    Ameaça Invisível: Stealth (Stealth),  e agora em cartaz:   Resident Evil: Afterlife.

Fez também campanhas publicitárias como: Me&City, Bean Pole Jeans, French Café, Chevrolet .



♥♥♥

Read more...